quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Oi Galera,
Depois de um tempinho sem postar, estou de volta....

Hoje vou responder aos questionamentos feito pela minha professora Jaqueline sobre o que o sujeito precisa para aprender... 

Para o sujeito aprender ele precisa:
Ter informação
Compreender a informação: articular suas idéias para entender a nova informação: falando o que entendeu, escrevendo o que entendeu, pensando sobre o que entendeu...
Ampliar o que entendeu mediante as idéias de outra ou de outras pessoas, ou seja, discutindo, debatendo, ouvindo opiniões contrárias, argumentando. ..
Usando este novo conhecimento para solucionar algum problema, para entender melhor o mundo, para viver melhor, para exercer alguma atividade na sociedade. Usar este novo conhecimento em um espaço real ou através de simulações.
Todos estes processos e outros promovem o exercício intelectual. A pessoa pensa mais, fala e escreve mais e melhor, constrói mais argumentos e de forma mais rápida e pode até viver melhor.
O uso das tecnologias informáticas (computador, internet, ferramentas de comunicação na internet, softwares, jogos etc, etc) pode contribuir para a melhoria de algum dos elementos da aprendizagem citados acima?

Eu acho que sim... Se essas ferramentas forem utilizadas de maneira adequada, elas se tornam fortes ferramentas para contribuir com uma aprendizagem significativa. Hoje existem grupos, blogs, salas de bate-papo, jogos educativos, softtwares, enfim, diversas ferramentas que vem a somar na educação.
No que diz respeito à motivação a à facilitação do processo ensino -  aprendizagem, as TICs podem desempenhar um papel primordial, desde que integradas corretamente no contexto pedagógico. As suas potencialidades são de tal modo vastas que de certo proporcionam uma aplicação/exploração tão abrangente e eficaz, cujo limite se encontre apenas na imaginação e criatividade do seu utilizador.
Com relação à utilização das TIC’ na minha área, não tenho dúvidas de que estas contribuem para um maior enriquecimento das aulas. O estudo acaba por ser mais abrangente, a informação está mais acessível e completa.
Com o uso da tecnologia de informação e comunicação, professores e alunos têm a possibilidade de utilizar a escrita para descrever/reescrever suas idéias, comunicar-se, trocar experiências e produzir histórias. Assim, em busca de resolver problemas do contexto, representam e divulgam o próprio pensamento, trocam informações e constroem conhecimento, num movimento de fazer, refletir e refazer, que favorece o desenvolvimento pessoal, profissional e grupal, bem como a compreensão da realidade. Temos assim a oportunidade de romper com as paredes da sala de aula e da escola, integrando-a à comunidade que a cerca, à sociedade da informação e a outros espaços produtores de conhecimento, aproximando o objeto do estudo escolar da vida cotidiana e, ao mesmo tempo, nos transformando em uma sociedade de aprendizagem e também da escrita.
Para Behrens (2008), uma prática pedagógica competente, que acompanhe os desafios da sociedade moderna, exige uma inter-relação dessas abordagens e o uso da tecnologia inovadora. Servindo como instrumentos, o computador e a rede de informações, aparecem como suportes relevantes na proposição de uma ação docente inovadora. Dentre os recursos que têm auxiliado processos de contato entre pares, destacam-se: Correio Eletrônico: ferramenta de comunicação escrita a distância via rede de computadores; Listas de Discussão ou Fóruns: formadas por pessoas e grupos que têm como objetivo a discussão de um determinado assunto;Chat: interface gráfico que possibilita conversa com diversas pessoas ao mesmo tempo; Teleconferência: conferências que envolvem usuários fisicamente distantes, podendo envolver a transmissão e o recebimento de texto, som e imagem. Acredita-se que esses recursos devem ser utilizados para subsidiar uma metodologia de ação docente baseada nas aprendizagens e nas competências e habilidades que o professor quer desenvolver com seus alunos.

Referência:
BEHRENS, Marilda Aparecida. Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. Disponível em:http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2001/tec/tectxt3.htm Acesso em: junho 2008.

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