quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Oiiii Pessoal!!
Bom, no post anterior, eu deixei o link de um vídeo que assistimos na faculdade para discutir o tema: Tecnologia e Educação. E nesse post, eu deixo a minha opinião e, mais uma vez, todo o espaço para que expressem a opinião de vocês!!!
Eu achei muito criativo esse vídeo e que, infelizmente, traduz uma realidade que veio junto com a tecnologia. Muitas pessoas acham que usar a tecnologia para inovar se resume a equipamentos modernos e de ultima geração, o que não é verdade! E isso o vídeo mostra muito bem... O que adianta toda essa modernidade se o que se esconde por de trás dela é a dura realidade do método tradicional?
Na faculdade em que estudo, me deparei exatamente com essa situação. Onde alguns professores pensam que utilizando data show, estão inovando suas aulas e conseguindo alcançar o objetivo de ensinar, ao passo que, continuam com aulas maçantes escondidas em equipamentos que, se não forem bem utilizados, não haverá bons resultados. Quando eu fiz meu estágio de regência, dando aula no Colégio Bartolomeu de Gusmão , colégio este público e que não disponibiliza dessas tecnologias, pude perceber que para conseguirmos atingir um aprendizado significativo para os alunos, requer criatividade e muita percepção, e não necessariamente, altas tecnologias. Tive a experiência de conseguir fazer aulas interessantes utilizando apenas papel e os próprios alunos. Foi ótimo!!  
Obviamente, essas novas tecnologias auxiliam bastante o trabalho dos profissionais da educação, acredito que com elas, venha também novas e inteligentes idéias, mas é preciso ficar claro que, as boas ferramentas são aquelas que funcionam quando bem utilizadas.
E vocês, o que acham???
Até o próximo post galera.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário